XI Simpósio Brasileiro de Farmacognosia

XVI Simposio Latinoaméricano de Farmacobotanica

O XI Simpósio Brasileiro de Farmacognosia se realiza em conjunto com XVI Simposio Latino Americano de Farmacobotânica, com o objetivo de mostrar a importância dessa area no contexto da Farmacognosia atual e das Ciências Farmacêuticas.

A versão atual do Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, que teve início no ano de 1997 em Araraquara, SP, retorna agora a Curitiba depois de mais de quinze anos quando hospedamos o III Simpósio em 2001, no mesmo local, mas com uma programação amadurecida, com convidados internacionais e uma orientação mais aplicada para os dias de hoje.

Os dois simpósios visam o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre pesquisadores professores e estudantes da area de plantas medicinais relacionadas a Farmacognosia e a Farmacobotânica.

Para cumprir os objetivos, além das palestras e mesas redondas, pensamos em duas atividades diferentes. Primeiro, mudar os minicursos para oficinas práticas, em que os alunos aprendam e estudem vivenciando experimentos que possam ser aplicados no seu dia-a- dia e não apenas uma visão teórica do conhecimento.

A segunda mudança é dar oportunidade a pesquisadores a apresentarem seus trabalhos na forma de mini-palestras de 20 min, seguidos de 10 min de discussão. Temos certeza que temos bons trabalhos estão sendo desenvolvidos no Brasil e na América Latina por pesquisadores não tão conhecidos e que dificilmente seriam convidados para proferirem palestras em um evento como este. Com isso, entendemos que nossa sociedade pode dar oportunidade a colegas pesquisadores se inscreverem como participantes, enfiar seus resumos e a comissão cientifica irá escolher os traballhos a serem apresentados.

Os eventos contarão com cursos, palestras e apresentações de trabalhos científicos nas áreas afins no ensino e na pesquisa de plantas medicinais. (Farmacobotânica, Etnofarmacologia, Aspectos químicos e analíticos de plantas medicinais, Atividade biológica in vitro, Atividade biológica in vivo, Controle de qualidade e Tecnologia de Fitoterápicos, e Ensino de Farmacognosia)

A cidade do evento, Curitiba, conhecida como a capital estadual mais fria do Brasil, recebe calorosamente todos os convidados e participantes. A data do Simpósio no meio da semana foi escolhida para que você aproveitar os dias antes e após o evento para conhecer a cidade, seus parques, museus e a comida local, como também poderá aproveitar e descer a Serra do Mar pela Estrada da Graciosa, de trem, de carro ou de bicicleta, conhecer parte da Mata Atlantica indo a Morretes, uma cidade histórica do Paraná onde terá oportunidade de apreciar o prato mais típico do Estado, o Barreado local. Uma comissão local estará à sua disposição desde já para tirar qualquer dúvida e ajudá-lo no que for necessário. Para mais informações escreva para xisimposio@sbfgnosia.org.br.

Obrigado,

Comissão de Organização

Universidade Federal do Paraná

Setor de Ciências Sociais e Aplicadas

Campus Botânico

Av. Pref. Lothario Meissner, 632

CEP: 80210-170, Curitiba, PR

A Universidade Federal do Paraná é a mais antiga universidade do Brasil e símbolo de Curitiba. Envolta em uma história de lutas e conquistas desde 1912 (ver Histórico), a UFPR é referência no ensino superior para o Estado e para o Brasil. Para mais informações acesse www.ufpr.br

Comissão Científica

Aleksander Roberto Zampronio Universidade Federal do Paraná
Carla Regina Andriguetti Universidade Federal do Mato Gross
Carlos Cavaleiro Universidade de Coimbra, Portugal
Cid Aimbiré de Moraes Santos Universidade Federal do Paraná
Fabio Boylan Trinity College Dublin, Ireland
Fernando Batista da Costa Universidade de São Paulo
Flávio Reginatto Universidade Federal de Santa Caratina
Gilsane Lino von Poser Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Horácio Heinzen Universidad de la Republica, Uruguay
Maique Weber Biavatti Universidade Federal de Santa Catarina
Maria de Fátima Agra Universidade Federal da Paraiba
Patricia Dias Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
Patricia Bayer Krepsky Universidade Federal da Bahia
Paulo Cezar Vieira Universidade Federal de São Carlos
Reinaldo Nóbrega de Almeida Universidade Federal da Paraíba
Rogelio Pereda-Miranda Universidad Nacional Autónoma de México, México
Sérgio Ricardo Ambrósio Universidade de Franca
Suzana Guimarães Leitão Universidade Federal do Rio de Janeiro
Tatiana de Souza Universidade Federal do Amazonas
Wesley Mauricio Souza Universidade Federal do Paraná

Comissão Organizadora Local

Brenda Winona dos Santos
Cid Aimbiré de Moraes Santos
Fabio Seigi Murakami
Mayumi Elisa Otsuka Sato
Thalita Gilda Santos
Tomoe Nakashima
Edição Ano Cidade
XI 2017 Curitiba/PR
X 2015 Petrolina/PE - Juazeiro/BA
IX 2013 Goiânia/GO
VIII 2012 Ilhéus/BA
VII 2009 Maringá/PR
VI 2007 Belém/PA
V 2005 Recife/PE
IV 2003 Salvador/BA
III 2001 Curitiba/PR
II 1999 Belo Horizonte/MG
I 1997 Araraquara/SP